Ligar

A Camera 55

A Camera 55

Camera55 – Escola e estúdio de fotografia

Fundada em 2008 pelo fotógrafo Mauro Machado, a escola Camera 55, localizada em Campinas, interior de São Paulo, foi criada com o propósito de ensinar fotografia com aulas práticas de iluminação e criação dentro de estúdio. Machado que soma quatro décadas de práticas fotográficas, assumiu a função de professor de fotografia há 10 anos e com a expertise adquirida em trabalhos profissionais, assim como na fotografia autoral, expondo no Brasil e em locais como Toulouse, na França e Porto em Portugal comanda as aulas.

A escola conta com uma impressora de alta qualidade (Fine-Art) para que os alunos possam imprimir trabalhos, assim como uma biblioteca com aproximadamente 480 livros sobre fotografia e Artes, possibilitando pesquisas precisas a fotógrafos consagrados.

A grade de cursos abrange desde o Básico até tratamento de imagem. O curso Básico tem a finalidade de preparar o aluno com conhecimentos e práticas que servem de base para o desenvolvimento profissional ou autoral. “Acredito que o Curso Básico com conteúdo bem elaborado cria uma sólida base de conhecimentos para que o aluno possa evoluir constantemente”, explica Machado.

Para dar sequência ao aprendizado, a escola oferece o curso Intermediário e outros para reforçar e aumentar o conhecimento do do aluno. Já o curso de Iluminação é feito no próprio estúdio da escola, onde o aluno pode ter acesso a todos os equipamentos de iluminação e modificadores de luz. Além do manuseio de flashes (tochas) de estúdio e seus acessórios, a compreensão da luz é essencial para o entendimento da fotografia em geral.

Na etapa de Pós-Produção, a Camera 55 também oferece cursos de tratamento de imagens com os programas da Adobe, como o Photoshop e Lightroom. Além dos diversos cursos, os alunos podem participar de workshops sobre temas específicos como Retrato com Luz Natural, Fotografia de viagens e outros. 

Frente da Escola Camera55.

Visão da sala principal com fotos tiradas por Mauro Machado.

Sala principal onde algumas aulas são ministradas.

Sala da Biblioteca, com mais de 480 livros e incontáveis revistas especializadas nas áreas de Fotografia e Artes.  Ao lado direito pode-se observar a impressora Epson de alta qualidade para impressão de fotos fine-art.